Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Barroco no Brasil


O Barroco destacou-se principalmente na decoração das igrejas. Em Salvador por exemplo, ornamentou as Igrejas de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco. O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Mas como o objetivo maior do Barroco era chamar os fiéis para dentro dos templos católicos, outro tipo de arte que colaborou bastante para isso foram os vitrais, um  tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais.
Com os 7ºs anos trabalhamos a técnica dos vitrais usando cartona preta e papel celofane colorido.





















         

Trançado indígena


No Brasil, o trançado surge em todas as tribos indígenas por sua acessibilidade e abundância de matéria prima. É uma área de grande importância histórica e cultural do nosso país. Ele assume formas que narram as lendas dos nossos mitos originais e contam a história das tribos indígenas. O ato de trançar uma fibra está profundamente ligado à trama do destino e à história dos homens. Quem faz o trançado está, de certa forma, criando uma história.
Os objetos produzidos por uma cultura podem falar muito sobre ela. A diferença básica na produção de utilitários dos índios para a nossa é que eles faziam tudo com as próprias mãos. A fibra era colhida, tratada com cinzas, surrada, finamente trançada, ornamentada, sempre fibra por fibra. Cada objeto é feito como único, sendo assim, um objeto que exige um tratamento tão trabalhoso e individual só pode culminar impregnado das mãos de quem o trançou, que por sua vez está impregnado de sua cultura.
Com o objetivo de conhecer e valorizar a cultura do índio brasileiro, os 7ºs anos  criaram peças de trançado, onde o material utilizado foram os rolinhos de jornal. Depois de prontos receberam desenhos coloridos com motivos indígenas. O resultado não podia ser outro, ficaram lindos!