Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Trançado indígena


No Brasil, o trançado surge em todas as tribos indígenas por sua acessibilidade e abundância de matéria prima. É uma área de grande importância histórica e cultural do nosso país. Ele assume formas que narram as lendas dos nossos mitos originais e contam a história das tribos indígenas. O ato de trançar uma fibra está profundamente ligado à trama do destino e à história dos homens. Quem faz o trançado está, de certa forma, criando uma história.
Os objetos produzidos por uma cultura podem falar muito sobre ela. A diferença básica na produção de utilitários dos índios para a nossa é que eles faziam tudo com as próprias mãos. A fibra era colhida, tratada com cinzas, surrada, finamente trançada, ornamentada, sempre fibra por fibra. Cada objeto é feito como único, sendo assim, um objeto que exige um tratamento tão trabalhoso e individual só pode culminar impregnado das mãos de quem o trançou, que por sua vez está impregnado de sua cultura.
Com o objetivo de conhecer e valorizar a cultura do índio brasileiro, os 7ºs anos  criaram peças de trançado, onde o material utilizado foram os rolinhos de jornal. Depois de prontos receberam desenhos coloridos com motivos indígenas. O resultado não podia ser outro, ficaram lindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário